A cistite, ou também conhecida popularmente como infecção na bexiga, é uma das principais causas de problemas de saúde que podem ser encontrados em cães. O trato urinário dos cães, assim como o do ser humano, é composto por quatro principais estruturas, sendo elas os rins, ureteres, bexiga e uretra. Dentro da medicina, tanto na humana quanto na veterinária, o sufixo “ite” significa na maioria das vezes, inflamação. Quando falamos em cistite, referimos-nos a uma inflamação na bexiga. Essa patologia atinge em maior escala as fêmeas, normalmente em seu período fértil (cio), devido sua uretra mais curta quando comparada com a dos machos. É importante ressaltar que os machos também podem ser acometidos.
Observar a cor da urina |
Os sinais clínicos encontrados em animais que sofrem de cistite podem ser amplos, porém o dono pode observar algumas anormalidades no quotidiano do animal. Primeiro ponto que pode ser observado em animal com cistite é a urina com odor forte e com aspecto turvo; O animal tenta urinar de instante em instante, porém em pequenas quantidades e com dor; Em casos mais graves, podem ocorrer picos de febre; Hematúrias, ou seja, presença de sangue na urina; Pode ocorrer micção dolorosa; Ao ser tocado no abdômen, pode apresentar dor; Em casos mais avançados, ocorre anorexia e prostração.
Bexiga com cistite |
O tratamento é feito através de terapia medicamentosa, mediante a descoberta da causa primária. Em casos mais severos, o animal deve ser internado numa clínica para o quadro clínico ser estabilizado.
A prevenção da infecção urinária deve ser feita pelo tutor do animal. É importante que o animal tenha água limpa e fresca sempre a sua disposição. Não interrompa o tratamento do seu animal sem o médico veterinário autorizar. Isso é um dos principais erros existentes. Uma prevenção importante e eficaz é que o dono observe sempre a coloração da urina do animal, pois isso é um dos primeiros sintomas que aparecem na cistite. Leve seu animal rotineiramente a uma clínica veterinária para que sejam feitos exames de rotina.
Sem comentários:
Enviar um comentário