Há uma superstição muito perigosa sobre animais de pelagem preta que teriam uma ligação sobrenatural negativa com o “além”.
Se formos investigar em várias culturas pelo mundo, é provável acharmos, no mínimo, uma história ou um conto que comprovem a presença do animal preto e geralmente o contexto não é muito favorável.
Seja o gato preto e a analogia com bruxas, os cães fantasmas de cor preta no Reino Unido ou o paralelo entre a morte iminente e a aparição de um cão preto defendido por alguns supersticiosos.
Esses e tantos outros mitos que se solidificam através do tempo e pairam no inconsciente de populações inteiras já foram responsáveis pela morte, tortura, abandono de animais e uma maior dificuldade de adopção.
A incidência destes crimes é um dos grandes motivos que obrigam muitas ONGs a não disponibilizarem cães e gatos de pelagem antes do Halloween e outras alturas propicias para actos desumanos com os animais.
Como já referimos os cães de pelo preto costumam enfrentar alguns preconceitos dos humanos e, como consequência, demoram mais para serem adoptados.
Para incentivar a sua adopção, a fotógrafa Guinnevere Shuster tirou umas magnificas fotos de oito cães que estão na Humane Society de Utah, nos Estados Unidos.
Para reforçar a imagem de que eles também são meigos e lindos como os cães de outras cores, a fotógrafa colocou-lhes coroas ou colares de flores.
O resultado é incrível e 6 dos cães já foram adoptados!
Sabendo deste problema sério, o fotógrafo Fred Levy criou o “Black dogs project“, um projecto que regista cães só de pelagem preta, mostrando toda a sua magnitude e beleza. Cada cão tem um nome, uma história uma imagem.
Através dos médias e redes sociais, o fotógrafo chamou pessoas locais com cães de pelagem preta e o resultado é incrível.
Ele espera, posteriormente, transformar o projecto em livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário