18 de março de 2015

Gatos Vesgos

Os gatos vesgos são famosos pela internet pelo seu ar adorável e "pateta", as na verdade o que é ser vesgo? tem influencia na visão dos animais? O "vesgo" é na verdade estrabismo, que é outro nome para olhos que se fixam na posição errada. Astigmatismo é outro termo para um problema de visão no qual o gato não ve de maneira acurada. Gatos estrábicos têm problemas na percepção de profundidade e outras desordens oftalmológicas, pois todos os gatos com estrabismo têm astigmatismo, mas nem todos que sofrem de astigmatismo são estrábicos.


 Causas
Existem várias causas para o estrabismo em felinos. A mais comum ocorre devido a defeitos genéticos dos olhos. Mas outras condições potencialmente letais, tais como encefalite, lesões nos olhos ou no cérebro, vírus da leucemia felina e câncer, podem fazer com que os olhos do gato cruzem. A posição resultante do olho pode fazer com que o gato tropece em objectos e fique com medo de se movimentar.
Raças
Algumas raças de gato têm predisposição para estrabismo e astigmatismo, mas a siamesa parece ter sido a primeira a manifestá-la. Qualquer raça com a qual a siamesa desempenhou um papel importante no plantel original pode ser propensa a essas condições. Essas linhagens incluem o gato himalaio, o tailandês, o toquinês, o balinês, o ragdoll e o colorpoint de pelo curto. De acordo com o veterinário Dr. John McDonnell, os indivíduos de uma cor da raça persa, o flame e o red point, também tendem a ter os olhos cruzados. Gatos albinos também pode tender ao estrabismo.


Tipos
Há dois tipos de estrabismo em felinos — divergente e convergente. No estrabismo divergente, os olhos são virados de maneira anormal, como se estivessem tentando olhar para os lados, para baixo ou para cima de um objecto. Já no caso do convergente, as pupilas possuem um olhar cruzado mais comum, no qual elas são fixas próximas ao nariz. Outro nome para o estrabismo convergente é estrabismo medial.
Cronograma
Estrabismo e astigmatismo podem acontecer a qualquer momento da vida de um gato, dependendo da causa. Mesmo que a causa seja genética, os olhos cruzados podem se manifestar no nascimento ou durante o desenvolvimento e maturação do cérebro ou dos músculos do olho. Isso pode acontecer com os dois ou em apenas um olho.

Tratamento

Se a causa do estrabismo e do astigmatismo for a genética do animal, então não há cura. Esses gatos devem ser castrados, de modo a não transmitir o gene aos herdeiros. Mas, se o estrabismo ocorre devido a uma condição médica subjacente, então o tratamento dessa condição deve permitir que os olhos voltem para uma posição normal.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas explicações depois de muito pesquisar este site foi o mais esclarecedor,nosso gato tem mais ou menos um ano e agora começou apresentar estrabismo ele é filho de uma gata siamesa.

    ResponderEliminar
  2. E se usasse tampão como nos humanos, não ajudaria a exercitar o olho? Ganhei um gatinho com o tipo convergente, mas ele é espoleta e não para quieto.

    ResponderEliminar